Alimentação do idoso merece atenção especial durante as festas de fim de ano

A alimentação saudável e equilibrada é um dos fatores que contribuem para a prevenção de diversos problemas de saúde na terceira idade, especialmente a perda de massa muscular que caracteriza uma síndrome chamada sarcopenia, que acomete principalmente pessoas com mais de 60 anos. Idosos que não consomem calorias e proteínas suficientes tendem a sofrer mais com a perda de força e mobilidade ocasionada pela síndrome.

Tendo isso em vista, é fundamental que o idoso se mantenha atento à sua dieta, mesmo na época das festas de fim de ano. No entanto, algumas dicas básicas podem ajudar a garantir uma alimentação saudável sempre. Confira:

  • Procure respeitar os horários das refeições, evitando ficar longos períodos sem se alimentar. Isso é muito importante mesmo nos dias festivos, como Natal e Ano Novo. Dessa forma, o organismo terá sempre energia para seu bom funcionamento;
  • Dê preferência aos alimentos frescos e de alto valor nutricional. Alguns itens presentes na mesa das ceias de final de ano são interessantes para a dieta de quem tem mais de 60 anos: frutas, castanhas e carnes magras são excelentes fontes de proteínas e nutrientes;
  • Evite os doces e os pratos mais gordurosos, muito comuns nessa época do ano. Além de contribuírem pouco do ponto de vista nutricional, ainda podem causar desconfortos digestivos e comprometer a saúde de um modo geral;
  • Na mesa das ceias de Natal e Ano Novo, prefira as carnes brancas e assadas. Aves, como o tradicional peru, contém uma boa quantidade de proteínas e possuem menos gorduras.

Via: Google

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